Publicações

Conheça algumas das publicações de nossos membros:

DELY, R. C. S. F.; MARCELINO, A. F. B. Entrevista com a professora Laura Gurzynski-Weiss (Universidade de Indiana) sobre o TBLT Language Learning Task Bank. Ilha do Desterro v. 74, nº 3, p. 505-522, Florianópolis, set/dez 2021.

https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/79935/47253

FARIAS, P.F.; SILVA, L. Doing Critical Language Teaching through Tasks: Insights from the Brazilian Context. Educ. Sci. 11, 223, 2021.
https://www.mdpi.com/2227-7102/11/5/223/htm

MARCELINO, A. F. B.; D’ELY, R. C. DE S. F. Analyzing the oral performance of Portuguese as a Host Language speakers through the Outcome Achievement measure. Revista da ABRALIN, v. 19, n. 3, p. 825-851, 2020.
https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1751

SPECHT, A. L. O efeito do ensino de estratégias na fala planejada de alunos brasileiros com nível de proficiência avançado. Interfaces, v. 11, n. 3, p. 165-175, 2020. https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6414/4583

LIMA TERRES, M.; TORRES, M. C.; BOEING MARCELINO, A. F. O impacto do planejamento colaborativo de uma tarefa oral na performance de aprendizes no contexto de EFL. Domínios de Lingu@gem, p. 1-28, 2020. http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/52896

FARIAS, P.F.; DELY, R. C. S. F. Task Design and Implementation for Beginning-Level Elementary School Learners in South-Brazil: Challenges and Possibilities. In: Craig Lambert; Rhonda Oliver (Org). Using Tasks in Second Language Teaching: Practice in Diverse Contexts, 1ed, p. 178-192, 2020.

FARIAS, P. F.; SILVA, L. . I’m Gonna Leave You With The Backlash Blues?: Uma Análise da Concepção do Ensino de Lingua Inglesa na Base Nacional Comum Curricular sob o Viés da Pedagogia Crítica. Revista E-Curriculum, v. 18, p. 137-157, 2020. http://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/44910

SILVA, L. Critical tasks in action: the role of the teacher in the implementation of tasks designed from a critical perspective. Ilha do Desterro, v. 73, p. 109-128, 2020. https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2020v73n1p109

SPECHT, A. L.; DELY, R. C. S. F. Enhancing strategic planning through strategy instruction: the effect of two types of strategy instruction on learners’ oral planned performance. Ilha do Desterro, v. 73, p. 43-62, 2020. https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2020v73n1p43/42476

DELATORRE, F.; TREVISOL, J.R. Brazilian learners of English perceptions about oral production on a digital storytelling task cycle. Organon, v. 35, n. 68, 2020. https://seer.ufrgs.br/organon/article/view/100710

LOPES, A. L.; TREVISOL, J. R. Desenvolvendo a escrita em língua inglesa na era digital: uma proposta com tarefas para a sala de aula. In: SILVA, I. T.; TREVISOL, J. R. (Orgs.) Fundamentos e práticas no ensino de línguas: Volume I.  Alagoinhas: Editora Bordô-Grená, 2020, p. 98-107. https://5fd55af0-05d2-4627-9691-0c7f536817eb.filesusr.com/ugd/d0c995_da0a4c54591943bc85999170649fcdae.pdf

SOUZA, S. S. L.; TREVISOL, J. R. Explorando as relações entre tarefa, tecnologia digital e desenvolvimento de vocabulário: uma breve discussão.  In: SILVA, I. T.; TREVISOL, J. R. (Orgs.) Fundamentos e práticas no ensino de línguas: Volume I.  Alagoinhas: Editora Bordô-Grená, 2020, p. 108-118. https://5fd55af0-05d2-4627-9691-0c7f536817eb.filesusr.com/ugd/d0c995_da0a4c54591943bc85999170649fcdae.pdf

DIAS, B. C. S.; OLIVEIRA, D. D.; TREVISOL, J. R. Planejando e implementando tarefas pedagógicas para a aula de língua estrangeira.  In: TREVISOL, J. R.; SILVA, I. T. (Orgs.) Fundamentos e práticas no ensino de línguas: Volume II.  Alagoinhas: Editora Bordô-Grená, 2020, p. 14-26.  https://5fd55af0-05d2-4627-9691-0c7f536817eb.filesusr.com/ugd/d0c995_b98aefc955db4887a8648a8128d1bbb1.pdf

SANTOS, M. F. A.; TREVISOL, J. R.; DELATORRE, F.   Explorando a produção oral em língua inglesa através de tarefas e tecnologias digitais na sala de aula de línguas: um levantamento de estudos.. In: TREVISOL, J. R.; SILVA, I. T. (Orgs.) Fundamentos e práticas no ensino de línguas: Volume II.  Alagoinhas: Editora Bordô-Grená, 2020, p. 27-39.  https://5fd55af0-05d2-4627-9691-0c7f536817eb.filesusr.com/ugd/d0c995_b98aefc955db4887a8648a8128d1bbb1.pdf

SCHAEFER, R.; TREVISOL, J. R.; SANTOS, M. F. A.; HEEMANN, C. Experiência telecolaborativa por e-mail entre alunos do IFC e da UNEB. In: TREVISOL, J. R.; SILVA, I. T. (Orgs.) Fundamentos e práticas no ensino de línguas: Volume II.  Alagoinhas: Editora Bordô-Grená, 2020, p. 40-54. https://5fd55af0-05d2-4627-9691-0c7f536817eb.filesusr.com/ugd/d0c995_b98aefc955db4887a8648a8128d1bbb1.pdf

SILVA, E. S.; TREVISOL, J. R.; PENHA, G. N.  Abordagem multimodal no ensino de língua inglesa: interculturalidade e TBLT.  In: TREVISOL, J. R.; SILVA, I. T. (Orgs.) Fundamentos e práticas no ensino de línguas: Volume II.  Alagoinhas: Editora Bordô-Grená, 2020, p. 80-92. https://5fd55af0-05d2-4627-9691-0c7f536817eb.filesusr.com/ugd/d0c995_b98aefc955db4887a8648a8128d1bbb1.pdf

OLIVEIRA, D. D.; TREVISOL, J. R.; BUENO, R. R. Aprendizagem de segunda língua para estudantes idosos de língua inglesa: benefícios e desafios.  In: TREVISOL, J. R.; SILVA, I. T. (Orgs.) Fundamentos e práticas no ensino de línguas: Volume II.  Alagoinhas: Editora Bordô-Grená, 2020, p. 132-144. https://5fd55af0-05d2-4627-9691-0c7f536817eb.filesusr.com/ugd/d0c995_b98aefc955db4887a8648a8128d1bbb1.pdf

TREVISOL, J. R.; D’ELY, R. C. S. F.  Tarefas & histórias digitais na sala de aula de línguas: efeitos na produção oral em L2. In: OLIVEIRA, D. A.; SILVA, I. T. (Orgs.) Fundamentos e práticas no ensino da língua inglesa: Volume I – Resultados e propostas de pesquisa. Alagoinhas: Bordô-Grená, p. 79-92, 2020. https://5fd55af0-05d2-4627-9691-0c7f536817eb.filesusr.com/ugd/d0c995_ea6fcb10eeaf4061845932936d784bda.pdf

SILVA, I. T.; TREVISOL, J. R. (Orgs.) Fundamentos e práticas no ensino de línguas: Volume I.  Alagoinhas: Editora Bordô-Grená, 2020. https://5fd55af0-05d2-4627-9691-0c7f536817eb.filesusr.com/ugd/d0c995_da0a4c54591943bc85999170649fcdae.pdf

TREVISOL, J. R.; SILVA, I. T. (Orgs.) Fundamentos e práticas no ensino de línguas: Volume II.  Alagoinhas: Editora Bordô-Grená, 2020. https://5fd55af0-05d2-4627-9691-0c7f536817eb.filesusr.com/ugd/d0c995_b98aefc955db4887a8648a8128d1bbb1.pdf

SILVEIRA, R.; XHAFAJ, D. C. P.. The use of tasks in the teaching of Portuguese as a Second Language. Linguagem & Ensino, v. 23, p. 463-493, 2020. https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/17427/11230

SILVA, L.; PELLEGRINI, E. ; GONCALVES, B. ; GALVAO, M. C. . Olhos D’Água: promovendo o estímulo à leitura e a igualdade de gênero em escolas da rede pública de Itajaí. Caminho Aberto: Revista de Extensão do IFSC, v. 6, p. 46-53, 2019. https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/article/view/2456

TREVISOL, J. R. ; SILVA, L. ; D’ELY, R. C. S. F. . Fasten your seat belts: Investigating learners’ perceptions regarding the implementation of tasks in an English online course. Investigações, v. 32, p. 228-254, 2019. https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/241326

SPECHT, A. L.; DELY, R. C. S. F. . Tasks and Proficiency Tests: Piloting instruments of a study on strategic planning. Revista de Letras, v. 21, p. 170-184, 2019. https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9579

ZACCARON, R.; XHAFAJ, D. C. P.; D’ELY, R. C. S. F. “Só mais um minutinho, teacher”: planejamento estratégico colaborativo e individual para tarefas orais em L2 em uma escola pública. Ilha do Desterro, v. 72, p. 401-426, 2019. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80262019000300401&lng=en&nrm=iso

SILVA, L. ; FARIAS, P. F. ; D’ELY, R. C. S. F. Doing Critical English Language Teaching: Designing critical tasks to promote critical media literacy. A Cor das Letras, v. 18, p. 99-121, 2018. http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2030

SPECHT, A. L.; GONCALVES, D. . Sobre o Uso de Literatura na Sala de Aula de Língua Inglesa: Percepções e Potencialidades. Linguagens e Cidadania, v. 20, p. 8º artigo, 2018. https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/view/32298

VOLPATO, M. ; SPECHT, A. L. . Beliefs and their influences in the additional language teaching practices: The case of two English teachers. REVISTA DE LETRAS NORTE@MENTOS, v. 11, p. 68-83, 2018. http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/norteamentos/article/view/3360

ZACCARON, R.; D’ELY, R. C. S. F.; XHAFAJ, D. C. P. Estudo piloto: um processo importante de adaptação e refinamento para uma pesquisa quase experimental em aquisição de L2. Revista do GELNE, v. 20, p. 30-41, 2018. https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/13201

SILVEIRA, R. (Org.); CARDOSO, W. (Org.); BOHN, O.(Org.); XHAFAJ, D. C. P. (Org.). Investigating Second Language Speech. Ilha do Desterro. 3. ed. Florianópolis: Editora da UFSC. v. 1. p. 270, 2017. https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2017v70n3p9

SILVEIRA, R.;XHAFAJ, D. C. P. Português para falantes de outras línguas: a atuação do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português – Língua Estrangeira.. In: Lêda Maria Braga Tomitch; Viviane Maria Heberle. (Org.). Perspectivas atuais de aprendizagem e ensino de línguas. 1ed.Florianópolis: LLE/CCE/UFSC, p. 377-398, 2017.

D ELY, R. C. S. F. ; FARIAS, P. F. Teste-Tarefa: o que está por trás da implementação de um teste na perspectiva de um ensino baseado em tarefas? Desvendando a percepção dos alunos sobre essa situação de avaliação. In: Lêda M. B. Tomitch; Viviane M. Heberle. (Org.). Perspectivas atuais de aprendizagem e ensino de línguas. 1ed.Florianópolis: , v. 1, p. 201-236, 2017.

SILVA, L.; SILVA, M. ; ROCHA, N. . Let’s not forget we are language teachers!: investigating Critical Teaching and Critical Reflection in the practicum of an English undergraduate program. Fórum Linguistico, v. 14, p. 1866-1879, 2017. https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2017v14n1p1866

SILVA, L.; BARRETO, M. ; SILVA, M. . Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na aula de Língua Estrangeira: possibilidades para o desenvolvimento da criticidade. In: Roseli Zen Cerny. (Org.). Formação de Educadores na Cultura Digital: A construção coletiva de uma proposta. 1ed.Florianópolis: , 2017, v. 1, p. 450-468. https://nupced.paginas.ufsc.br/files/2017/06/PDF_Formacao_de_Educadores_na_Cultura_Digital_a_construcao_coletiva_de_uma-proposta3.pdf

SPECHT, A. L.; DELY, R. C. S. F. . Planning oral narrative tasks: optimizing strategic planning condition through strategy instruction. Acta Scientiarum, v. 39, p. 203-212, 2017. http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/31386

DIAS, R. O. ; SILVA, L. Atividades de Leitura no Ensino de PLA: uma análise do material didático Muito Prazer. Brazilian English Language Teaching Journal, v. 6, p. 162-171, 2016. http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/belt/article/view/21323

SILVA, L.;  FIGUEIREDO, D. C. . WHAT WOMEN LIKE AND WHAT MEN SEEK: GENDER POLARIZATION IN (PSEUDO) SCIENTIFIC DISCOURSES. Revista Estudos Anglo-Americanos, v. 45, p. 108-125, 2016. http://nexos.ufsc.br/index.php/reaa/article/view/1770

DELLAGNELO, A. C. K. ; SILVA, L.; ROCHA, N. V. . Para Além do Conceito Cotidiano: a concepção de atividades de ensino-aprendizagem com vistas à (re)conceitualização de apresentações acadêmicas. Brazilian English Language Teaching Journal, p. 50-61, 2016. http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/belt/article/view/21020/0

FARIAS, P. F. Aquisição de Segunda Lingua (Book Review). Revista Estudos Anglo-Americanos, v. 45, p. 194-200, 2016. http://reaa.ufsc.br/index.php/reaa/article/view/1428/782

FARIAS, P. F.; D ELY, R. C. S. F. Second language acquisition and task-based language teaching (book review). Veredas, v. 20, p. 298-301, 2016. https://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2016/12/DELY-E-FARIAS.pdf

SILVA, L.. Colocando a Teoria em Prática: Reflexões sobre o Desenvolvimento de Atividades de Ensino-Aprendizagem de Português como Segunda Língua sob a Ótica da Abordagem Comunicativa. In: Rosane Silveira; Ina Emmel. (Org.). Um retrato do Português como Segunda Língua: Ensino, Aprendizagem e Avaliação. 1ed.Campinas, SP: Pontes Editores, 2015, v. , p. 57-73.